PELO FIM DAS POLÍCIAS E DAS GUARDAS MUNICIPAIS?

"PELO FIM DAS POLÍCIAS E DAS GUARDAS MUNICIPAIS ?"



A frase que deu origem ao presente artigo chega a causar indignação quando colocamos de lado os interesses corporativos e pensamos no bem comum. Como pode uma pessoa em sã consciência pregar o fim da polícia e dizer que é possível existir uma sociedade sem lei ou ordem? Como pode existir o fomento do ódio, da desvalorização e do não reconhecimento de tão nobre e essencial serviço social?

Entre medidas pirotécnicas,intervenções, propostas de desmilitarização, unificação, integração, criação de forças nacionais, etc., o que vemos é que a segurança pública (um dos tripé da sociedade) é propositalmente relegada ao esquecimento e entregues à própria sorte. 




A polícia, só é lembrada pelos governantes,  quando delas necessitam para ser usada como polícia de controle social para calar aqueles que também questionam outras mazelas da omissão política. A polícia, só serve para ser usada em tempos de campanha eleitoral, como parte mais visível da administração direta. 

Das mesmas mazelas que sofrem as co-irmãs estaduais, sofremos nós das Guardas Municipais, largadas ao abandono pelos prefeitos que ainda insistem em ignorar a evolução legal trazida pela Lei 13.022/14 e ainda tratam as corporações municipais como uma extensão de seus empregados domésticos. As GM como um todo, precisam lutar por mais autonomia, independência orçamentária, estatutos mais justos, planos de carreira e não mais se permitirem ser uma estrutura a serviço de governantes. A polícia pertence ao povo e a ele é que serve e protege com o sacrifício da própria vida.

A Guarda Municipal (como polícia municipal de fato e de direito) precisa sair da zona cinzenta em que se encontra e potencializar seus processo de avanço institucional e político. Chega de viver de esmolas e das migalhas que caem da mesa dos soberanos que a cada 4 ou 8 anos usam as estruturas do Estado para roubar, destruir e sucatear os órgãos policiais.

Quando alguém prega o fim da Guarda Municipal e das demais polícias, revela quem é e a que veio e prega um Estado vulnerável, sem lei e ordem que não possa resistir ao saqueamento e a delapidação moral e financeira.  

O momento é de busca por dignidade, autonomia, orçamentos e emancipação. Não somos mais crianças e nem temos as mesmas subserviências de nossos primeiros antepassados azuis. Somo homens e mulheres, sujeito de direitos e que por eles lutaremos.

Estão tentando acabar com as polícias e isso não podemos permitir pois no dia que isso ocorrer foi decretada a vitória do mal contra o bem e isso não ocorrerá enquanto cada um de nós estivermos vivos.

Lutemos juntos pelo fortalecimento das polícias e pela municipalização da segurança pública.



AVANTE GCM. 







GCM Júnior


Policial Municipal na Cidade Limeira - SP
Coordenador do Movimento de Valorização dos
Profissionais de Segurança Pública 
do Estado de São Paulo
MVPSPESP










Imagens: Google


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA E QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO E SUAS SETE DISTINÇÕES

A LUZ DA ESPERANÇA